domingo, 28 de setembro de 2008






Sobre o show das Chicas em Recife



Sai de casa para assistir o show de uma banda que me conquistou no começo desse ano,naquele velho boca a boca,uma amiga me indicou um cd,até então desconhecido as "Chicas"...
Babei de cara,"ter que esperar" já tornou-se uma das músicas de minha vida,e a musicalidade singular de cada uma das meninas,a diversidade instrumental,variações de tons e versos me deixaram impresionada..estou longe de ser crítica musical,mas me atrevo a dizer que nos meus últimos dois anos este cd,estas meninas foram meu mais especial"achado".
Chegando no teatro guararapes,como não consigo ser mal educada...inventei de dar atenção a um cambista que literalmente "encharcou"chegando a pedir pelo amor de deus que eu comprasse os ingressos a ele,para poder pagar "a galinha do dia"rsrsrsr...o que seria isso?
Depois de ter conseguido me livrar desse incidente grudento...aguardava ansiosamente a abertura do teatro...quando surge Mateus e Catirina...figuras folclóricas de Pernambuco(que de certa forma dão medo mesmo..)avisando que acontecera um pequeno acidente e o show seria acústico..ao invés do grande show que eu até então,mais todos que ali estavam esperávamos...Ainda fui entrevistada pelo Mateus me perguntando o que eu achava disso:-Oras,estou puta!nada satisfeita!queria meu show completo!
(isso sendo fotografada por um jornalista lá...).
O boato que chegou do lado de fora do teatro era que teria havido uma explosão lá dentro,mas niguém sabia ao certo o que tinha acontecido...logo um pequeno pânico se instalou...
Já entramos no teatro meio transtornados...indignados!E quando vemos as meninas ali com cara de assustadas,sem roupa de show,sem instrumentos,sem a conhecida alegria do grupo,algo realmente sério tinha acontecido....
Tanto que as próprias se espantaram quando o Mateus e a Catirina entraram no teatro
( fazendo para elas uma intervenção)porque até então elas achavam que eles eram mais uma banda(como Azabumba, que tocaria antes das mesmas entrarem..rsrsrsr)
Entraram justificando muito mal por sinal o que tinha havido....Só consegui relaxar quando a Amora Pêra,expôs todo o acontecido...ReSUMINDO bem a história,nunca vi na minha vida,uma força artística de superação tamanha!Depois de uma grande susto,onde suas vidas correram perigo...apesar de todo transtorno,e apesar de não poderem apresentar o show como gostariam e como merecíamos...elas entraram e cantaram no gogó com toda dignidade que o verdadeiro artista possui.Transformando aquele grande acidente num dos shows mais arrepiantes de toda minha vida,uma energia tomou conta daquele espaço contagiando todos de arte em estado bruto,em estado puro,nada foi preciso além desta vontade de todas...nada foi preciso além da linda voz que cada uma possui,nada foi preciso apesar de parecer que tudo estava conspirando contra!Foi preciso "apenas"o amor por estar ali,o amor pelo ofício,e o respeito pelo público.
Emocionei-me várias vezes durante o show,tive que me conter para não extravasar cantando alto,porque tinhamos que ouví-las...houve uma incrível generosidade mútua!
Uma experiência surreal,elas estavam nuas de qualquer subsídio,nuas de respaudo artístico,e paradoxalmente a grande explosão eu vi no palco....essas garotas explodiram em energia,suas vozes ecoaram numa ácústica preparada para grandes estruturas de som.
Que lindo espetáculo,eu vi um lindo espetáculo,um musical simples, intenso e extremamente verdadeiro.
Mas o por quê desse incêndio....quem são os responsáveis por isso?o que há de se fazer agora?Como podem dispôr um som para um partido político,mandando um som reserva(sem qualidade e sem procedência?)para uma banda "nova"que não possui apadrinhamentos que acobertassem essa falta.Isso sim,secretaria de cultura de Pernambuco,isso sim é revoltante!é vergonhoso!Além dessas meninas terem suas raízes aqui em Pernambuco,elas também tem uma grande legião de fãs que estão indignados e envergonhados com as condições que foram impostas para elas.Se esse grupo não voltar mais em Recife,ficarei extremamente triste,porque acho que sua volta agora com toda estrutura merecida é uma questão de honra!de Resposta a esta política em que vivemos que dita as regras até no show de nossa banda predileta!
Encantada em conhecer mesmo nessas condições estas belas mulheres!essas belas artistas!vitoriosas!gloriosas!Que deram uma lição para todos ali presentes,quando tudo parece dar errado,quando todos os acidentes de última hora acontecem,quando pensamos em desistir,porque não está sendo do jeito que programamos está aí a escolha:quer transformar tudo isso numa super energia positivA ou quer sentar na lamúria e chorar?
Exploda sua frustação na mais pura alegria,cantando o coração sem maquiagens,elevando a voz de qualquer paisagem,enfrentando a fumaça dos imprevistos e desenhando nuvens de superação.
Lindas Chicas!bravo!bravo!bravo!Recife tem orgulho de vocês!
Agora além da admiração pela música,vocês são exemplo de profissionalismo,coisa que infelizmente vejo pouco em minha cidade e no meio artístico em geral.
Voltem logo a Recife.Espero vocês!beijossss

"o tempo é que vai passar a gente só vai rodar na mesma ilusão de recomeçar jogue tudo pro ar,eu estou a flutuar na ilusão fácil de alcançar.."


Adélia Coelho(Flor)setembro de 2008

4 comentários:

Unknown disse...

Adorei todo o comentário, pra dizer q não me senti triste eu estaria mentindo,mas com tanta positividade acabaram dando um Show só no gó - gó.
Pra primeiro show foi bom demais, vi tudo no puro, no que verdadeiramente é, e n play backs baratos de pessoas q n tem nem sentimento pelo que fazem.
"Agora além da admiração pela música,vocês são exemplo de profissionalismo,coisa que infelizmente vejo pouco em minha cidade e no meio artístico em geral."

Concordo e assino embaixo!

Bjus Kelly F.

. disse...

concordo e concordo de verdade. um respeito incrível que elas tiveram com a gente. foi lindo.

Tia Chica disse...

Triste por um lado, e maravilhoso por outro. Mesmo com toda a palhaçada e desordem que é a organização, a ética e respeito aqui no Brasil (porque todos nós sabemos que Recife não é "privilegiada" por abrigar pessoas como essas que foram responsáveis pela grande falta de profissionalismo com as meninas), elas provaram MAIS UMA VEZ que são espetaculares, dignas de todo nosso respeito e admiração. Felizmente, as Chicas e sua equipe não precisam de MAIS NINGUÉM pra dar um show, um espetáculo. Elas brilham sozinhas, por elas mesmas. Não tem pra ninguém, hehe!

Vocês que foram ao show e são fãns PRECISAM, DEVEM cobrar todas as explicações possíveis da direção desse teatro e de quem mais for possível.

Anônimo disse...

minha flor angelical... otimo como tudo q vc escreve...
vc sabe sou um fã incondicional teu... kkkkkk
osculos e amplexos

Quem sou eu

Minha foto
Eu vou,atrevida,pisando nos relógios sento-me nos relógios sou a bailarina da caixa de música que dança em cima dos ponteiros e ilumina mesmo sem querer o outro lado das batidas do tempo... Flô