terça-feira, 3 de junho de 2008

Perfeito!


















Eu não vou conhecer todos os lugares que desejo, nem tudo e todos que quero. Não posso viajar no tempo. Não consigo acabar com a saudade, nem conseguirei. Eu vou morrer algum dia. "O cinema é só um sonho", diz um personagem quando o Nuovo Paradiso é destruído. E eu choro, como já estava fazendo desde o começo do filme e continuo até meia hora (ou mais) depois do fim. Vou até o banheiro, lavo o rosto e tento esquecer novamente que a vida é verdadeira, fugir um pouco do horror, só um pouco: o sentimento, músicas, filmes, livros, amor. Estranho como eu tento amenizar esse horror, de saber que a vida é verdadeira, ao observá-la assim, em sonhos.

Metalinguístico,fábula contamporânea,um filme que nos faz acreditar que é possível sim não desviar pelas rotas ordenadas pelo dito "melhor caminho"e seguir o próprio desde que esse seja tecido com todo amor que traz a essência de estarmos aqui.

Demoliram as lembranças concretas de um sonho tão antigo
porém não arruinaram a esperança de todos,todos aqueles que juntos
numa praça singela uniam-se para rir,rir do sonho!
um sonho projetado numa parede enorme...
a amizade profunda baseada na arte,na declaração de amor a arte...
Este sentimento alimentou todo um aprendizado,que por mais simples
que parecesse era sim,o início de uma carreira,o sonho aconteceu.
Porque na cegueira do herói viu-se o rastro da lição,
no conselho do" não adeus "viu-se a libertação ...
enxergou-se no pequenino um amor tão grande que precisava voar da cidade pacata,
e desbravar o mundo...porque dentro dele,as fitas de fotograma em celulóide gritavam para sair! e assim foi!perante o maluco que gritava sempre:"a praça é minha,a praça é minha"!
um cineasta voltou ao passado...
Constatando como foi importante ter ido buscar seu futuro.
Futuro que desde que ele viu pela primeira vez uma tela de cinema foi despertado.
Um Filme QUE TOCA POR TODOS OS SENTIDOS E POROS.

Adélia Coelho*2008

Trilha sonora perfeita !!!(Ennio Morricone)
Filme de Giuseppe Tornatore

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Eu vou,atrevida,pisando nos relógios sento-me nos relógios sou a bailarina da caixa de música que dança em cima dos ponteiros e ilumina mesmo sem querer o outro lado das batidas do tempo... Flô